Voltar

Saúde Bucal e Longevidade: Você precisa entender esta relação!

Saúde Bucal e Longevidade: Você precisa entender esta relação!

Israel, um país com apenas 9 milhões de habitantes, tem expectativa de vida alta: 84 anos para as mulheres e 80,3 para os homens. E o segredo da longevidade e da eficiência no cuidado com a saúde lá é um só: PREVENÇÃO.

O foco é manter os mais velhos saudáveis e independentes. E dentro desta filosofia, o Ministério da Saúde de lá oferece tratamento odontológico completo. E não estamos falando sobre providenciar próteses dentárias, e sim em realizar implantes e o que mais for preciso para recuperar totalmente a boca.

E você deve estar pensando: Certo, mas por que falar sobre Israel se esta realidade é muito longe da nossa?

Precisamos falar sobre isso porque a saúde bucal no Brasil ainda não é levada tão a sério. Ainda prevalece a cultura de dissociar corpo e boca, como se a saúde de um não tivesse influência sobre a saúde de outro. Um grande erro!

Muitas pessoas ainda pensam que idosos não precisam de cuidados dentários, porque “já estão velhos demais”, relacionando ainda a Odontologia apenas a questões estéticas. Ou que a visita regular ao Cirurgião-Dentista é um gasto supérfluo para quando “sobrar dinheiro”.

É preciso, de uma vez por todas, entender que tudo está relacionado e que a saúde da boca desempenha um papel crucial na longevidade e na qualidade de vida. Para começo de conversa, é determinante para a saúde e existem diferentes pesquisas que relacionam patógenos da cavidade bucal com diferentes tipos de câncer, doenças cardíacas e até com o Alzheimer.

Além disso, tem um grande impacto sobre a autoestima e, consequentemente ajuda a manter o convívio social e combater a solidão. Preservar os dentes garante uma nutrição melhor, o que ajuda na deglutição e contribui para digestão facilitada e melhor aproveitamento dos nutrientes.

Hoje no Brasil já existem políticas públicas e atendimento odontológico no Serviço Único de Saúde, nas Prefeituras e também opções de tratamento mais em conta em Faculdades de Odontologia. Além do atendimento particular especializado, como o que oferecemos aqui na OdontoLar. Mas, o mais importante de tudo isso é: Vá ao dentista, leve as pessoas mais velhas ao dentista! Não espere que o governo cuide da sua saúde bucal de forma plena. Invista em saúde bucal, longevidade e qualidade de vida. Cuide-se mais e viva muito melhor!

Você pode ler a reportagem completa sobre as iniciativas de Israel e qual o impacto deste cuidado com a saúde bucal em uma reportagem publicada no G1. Acesse: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2019/06/20/cuidar-da-boca-dos-idosos-se-torna-prioridade-em-israel.ghtml

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Laserterapia: Precisamos falar sobre isso
Post anterior Laserterapia: Precisamos falar sobre isso
Deixei um comentário

Vamos falar mais sobre LASERTERAPIA? Laserterapia é a aplicação do laser para controle da dor…

×
Olá! Como podemos ajudá-lo?
Entre em contato diretamente pelo WhatsApp clicando no botão abaixo ou pelo (27) 99776-3382.